ATIVIDADES


ATIVIDADES do ARTEANDO

As atividades são semanais, com 50 minutos ou uma hora de duração, divididas em obrigatórias, complementares e extras.

As atividades obrigatórias(1) exploram linguagens artísticas e/ou a preparação para essas linguagens. São indispensáveis para a estrutura e para os objetivos centrais do Projeto. O desenvolvimento dessas atividades reflete plenamente todos os valores e princípios do Arteando.

As atividades complementares(2)* colaboram como facilitadores do aprendizado das linguagens artísticas. São desenvolvidas seguindo os mesmos preceitos das atividades obrigatórias, isto é, priorizam o processo e a qualidade das relações.

As atividades extras(3)** são periódicas, oferecidas ao longo do ano. O cunho dessas atividades é a confraternização, a conclusão de trabalhos e o contato mais direto das crianças e pais, com novas experiências trazidas e vivenciadas através de práticas dentro e fora do ambiente padrão.

* **As atividades complementares e as extras são incluídas ou excluídas do Projeto conforme a programação anual determinada pela equipe coordenadora.

Os integrantes do Arteando contam, ainda, com atendimento terapêutico(4) coletivo e individual, sob demanda. O acompanhamento terapêutico das crianças e dos responsáveis dá suporte às atividades desenvolvidas, à medida que trata de questões de comportamento, detectadas em sala de aula ou manifestadas espontaneamente. Além disso, fortalece o Projeto através da integração entre todos os envolvidos.

Além das atividades promovidas pelo Arteando, o Projeto aceita e incentiva o sistema de parcerias, nas quais outros projetos sociais, ONGs, empresas etc. oferecem novas atividades ou programas, seguindo a própria metodologia e definindo a forma de atuação. As atividades podem ocorrer dentro ou fora da sede do Projeto, mas é fundamental que a filosofia adotada pelo parceiro harmonize-se com a do Arteando.

1) ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS

1. Iniciação Cognitiva
Desenvolvimento de atividades que objetivam estimular as áreas cognitiva, motora e psicossocial, transmitindo noções básicas de matemática com Blocos Lógicos e utilizando o Esquema Corporal, o qual explora os cinco sentidos. Tem o intuito de preparar as crianças para o contato com os fundamentos das outras atividades oferecidas no Projeto.

2. Prática Psicomotora (1º semestre)
A Prática Psicomotora se baseia na expressividade da criança, no seu prazer de agir e de brincar, visando desenvolver de forma integrada e harmoniosa aspectos motores, emocionais, cognitivos e sociais. As diversas situações de brincadeira possibilitam que as crianças criem, construam e demonstrem seu modo de agir, seus desejos e sentimentos, favorecendo a comunicação e prevenindo possíveis distúrbios do comportamento.

3. Literatura Criativa
Espaço dedicado à literatura infantil e ao desenho, cujo objetivo é apresentar, desenvolver e estimular as linguagens oral, escrita, visual e gestual.
Tanto a Literatura Criativa quanto a Literatura Expressiva utilizam livros doClube do Livro Arteando e da biblioteca da Celpi, buscando a reflexão e correlações dos textos com a realidade das crianças e o contexto em que vivem. Sem esquecer de hábitos e atitudes de leitura necessários para a frequência em uma biblioteca.
As atividades estimulam a geração de boas discussões e favorecem a interiorização de conceitos que possam despertar o desejo de comunicação consigo mesmo e com o mundo que os cerca.

4. Teatro 
Espaço amplo de pesquisa, onde o foco é a experimentação e vivência de novas possibilidades corporais e vocais. A partir de uma perspectiva influenciada por diversos jogos dramáticos e teatrais, o trabalho desenvolvido incita a criatividade, direcionando-a para o trabalho da cena. Muitas das propostas apresentadas e os resultados aos quais se chega proporcionam aos alunos uma reflexão profunda sobre o contexto social em que vivem. 

5. Estudos do Corpo
Estudos do Corpo tem o objetivo amplo de conhecer o corpo e perceber suas possibilidades de ação e interação. Se pensarmos em objetivos específicos, que se complementam, podemos dividir nosso curso em quatro partes: conhecendo o corpo (nomear e reconhecer as partes do corpo, perceber nosso universo sensorial...), percebendo sua relação com fatores externos (espaço, música, o outro...), descobrindo as diversas possibilidades de movimentação (trabalhando níveis, tempo, peso...) e estimulando a criatividade (criação de movimentações próprias e busacando a expressividade do movimento). A partir de jogos corporais variados, lançando mão de conceitos, ideias, histórias, nosso trabalho organiza-se com o intuito de abrir espaço para uma experimentação sensório-motora no processo de aprendizagem.
 
6. Registros
A aula de Registros tem como ideia construir um histórico, para nós mesmos, do que vivenciamos nas aulas do Projeto Arteando e  que não queremos que se perca. Um espaço para registrar as impressões subjetivas sobre nossa interação com as aulas e no grupo. Buscaremos criar narrativas pessoais e coletivas que se desdobram a partir do encontro com o Projeto.  Mas como narrar? Há muitos jeitos de falar de si: com imagens, movimentos, desenhos, palavras... muitos jeitos! Assim,  esperamos transitar por múltiplas linguagens para falarmos da gente e, inevitavelmente, do trajeto significativo vivenciado no próprio Projeto Arteando. Ao identificarmos cada caminho de registro, procuraremos também ampliar o repertório de referências, buscando na produção cultural, nutrição estética e inspiração para o aprofundamento do trabalho.
 

2) ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Algumas das atividades complementares que integram ou já fizeram parte do programa do Projeto Arteando são: Judô, Capoeira, Yoga, Oficina de Reciclagem, Arte-Terapia e Prática Psicomotora (atividade que desenvolve de forma integrada e harmoniosa os aspectos motores, emocionais, afetivos, cognitivos e corporais da criança).


3) ATIVIDADES EXTRAS

1. Encontros dos Instrumentos
A atividade que acontece anualmente, na qual músicos profissionais apresentam às crianças e pais os instrumentos. Os encontros proporcionam o contato com aspectos fundamentais para a formação musical das crianças, fixando conceitos transmitidos em aula como: conhecimento da origem e do manejo de novos instrumentos, variedades de estilos musicais nacionais e internacionais, cultura musical, canto e expressão musical.

2. Aulas-Passeios
Pelo menos uma vez ao ano o Projeto oferece uma aula-passeio, que ocorre em pontos variados da cidade do Rio de Janeiro: museus, centros culturais, teatros, cinemas, parques e pontos históricos e arquitetônicos importantes da cidade onde vivem. São uma proposta de complementação do trabalho desenvolvido em sala de aula, à medida que apresentam às crianças um mundo de descobertas.
Nos passeios, o objetivo é criar situações de lazer, enriquecimento cultural e contato com diferentes formas de expressões artísticas. As visitas são preparadas e discutidas em sala de aula, de forma transdisciplinar. Já fizeram parte do circuito, o Teatro Municipal, o Museu Villa-Lobos, o Museu das Telecomunicações (Oi Futuro) e os espetáculos “A Noviça Rebelde”, “Vida de Artista”, “Na Cola do Sapateado”, "Galanga Chico Rei", "Lendas de Paquetá", dentre outros.

3. Oficinas
Atividades esporádicas destinadas ao contato com novas técnicas, oferecidas às crianças e/ou responsáveis, tais como oficinas de Culinária, Cenografia, Bijuteria, Figurino, Música, Jardinagem, Video, Fotografia, Moda e Movendo Saúde (programa de qualidade de vida).

4. Festas comemorativas
Encontros em datas especiais como Páscoa, Dia das Crianças, Natal e Festa Junina. São momentos de confraternização entre equipe, alunos e familiares.

5. Aulas abertas
Fechamento do primeiro semestre, quando os pais participam durante uma semana de todas as atividades dos filhos. Além de conhecerem o trabalho que está sendo desenvolvido com as crianças, os pais entram em contato com as aulas de artes e experimentam também estas linguagens.

6. Espetáculo de fim de ano
Para fechamento do ano, a montagem do espetáculo é apresentada como uma oportunidade de organizar e trazer para a prática todo o conhecimento apreendido naquele ano. Todos participam ativamente da concepção e montagem, desde a escolha do tema até a confecção de cenário e figurinos. Crianças, pais, educadores e parceiros colaboram e sentem-se responsáveis pelo resultado final.
Nossos espetáculos “Circo Mudante” (2007), “Arteando pelo Rio” (2008), “Quem Conta Um Conto Aumenta Um Ponto” (2009), “A Volta ao Mundo” (2010), "Arteando Os Elementos" (2011) e "Entre Mitos e Lendas" (2012) lotaram o Teatro do Jockey e foram motivo de orgulho para todos os que participaram dos eventos.


4) ATENDIMENTO TERAPÊUTICO

1. Grupo Transparência
Grupo de psicologia formado por pais e responsáveis pelas crianças que participam do Projeto, onde há acolhimento e debate de questões que se referem às formas de ser criança, aos lugares ocupados pela família e suas implicações subjetivas.

QUADRO DE ATIVIDADES

Para ampliar, clique na tabela.

PARCEIROS EM ATIVIDADES
Musicalidança Pro
O Arteando conta com a parceria do Projeto, que consiste em oferecer possibilidades de crescimento pessoal e profissional para jovens de baixa renda, entre 15 e 21 anos, através do aprendizado técnico e artístico da Linguagem Musicalidança (performática e educativa). O Projeto promove vivências e atividades que ligam conhecimentos técnicos através de referências sólidas a experiências individuais e coletivas, transformadoras, para um grupo que vive a transição entre a infância e a vida adulta. Na faixa etária em questão a sociedade exige desse grupo tomada de decisões, posturas e atitudes em relação ao futuro, o que os pode levar a optar por atividades ilegais e clandestinas pela falta de oportunidade ou de estrutura emocional, psicológica e financeira. A proposta é trabalhar a linguagem de Musicalidança como fundamento direcionador e fortalecedor na formação interna de valores e também na expressão destes para o mundo, de forma profissionalizante, utilizando também outras ferramentas que auxiliem na elaboração desse perfil. 

A parceria entre o Projeto Arteando e o “Projeto Musicalidança Pro” ocorre através do intercâmbio de adolescentes participantes de ambos os projetos. Os adolescentes formados podem atuar como professores ou assistentes na atividade de Musicalidança.

Projeto Margarida Rosa
Este projeto desenvolve atividades relacionadas a costura e elaboração de figurinos e acessórios. Idealizado e elaborado por Cristiana RN Carvalho e Isabella Nunes, promoveu em 2011 as oficinas de figurino, orientando os responsáveis na customização e decoração do figurino usado no espetáculo do fim do ano, além de arcar com o investimento do material.

Cia. Completa Mente Solta 
É um projeto de arte-educação criado em 2006 por Marcio Januario no Colégio Estadual André Maurois. Esse Projeto oferece aos jovens uma formação educacional alternativa à da sala de aula, estimulando a leitura, a pesquisa, a escrita e a criatividade através da discussão de temas atuais ou históricos, que são transformados em esquetes teatrais, fotos, contos, músicas ou debates. Através de oficinas de Teatro, Música, Dança, Leitura, Inglês, Yoga e Fotografia, reforça-se a criatividade, a autoestima e o empreendedorismo. O mesmo se dá em relação ao convívio do jovem na escola, com a família e a comunidade onde vive, pois ele passa a atuar como um agente cultural na prática da cidadania. 

A parceria entre o Projeto Arteando e a Cia. Completa Mente Solta ocorre através do intercâmbio de adolescentes participantes de ambos os projetos. O Arteando inclui no quadro de sua equipe adolescentes da Cia. que queiram atuar como professores ou assistentes das atividades. Em contrapartida, a partir dos 15 anos de idade os adolescentes do Arteando são encaminhados para participarem das atividades da Cia. Desde 2010 o Arteando conta com essa parceria. 

Amigos do Zippy
O Projeto contou, em 2010, com a parceria do “Amigos do Zippy”, um programa de desenvolvimento emocional para crianças de seis a nove anos de idade com qualquer aptidão. Ele ensina os pequenos a lidar com as dificuldades do dia a dia, a identificar e conversar sobre os sentimentos e a explorar maneiras de lidar com eles.
O projeto “Amigos do Zippy” é aplicado em escolas, para turmas de primeiro ou segundo ano do Ensino Fundamental. Em 2010, aproximou-se da CELPI e reconheceu no Arteando alto potencial de atuação e desenvolvimento das atividades.